Pequim revelou um plano para acelerar a integração de 5G e internet industrial com o objectivo de construir pelo menos 20 fábricas 5G até 2027, segundo avançou na quarta-feira, a Agência de Noticia Chinesa Xinhua.
De acordo com o plano de implementação de desenvolvimento de inovação “5G + internet industrial” (2025-2027) de Pequim, emitido em conjunto pelo Departamento Municipal de Economia e Tecnologia da Informação e pela Administração Municipal de Comunicações, a cidade também construirá nada menos que 50 redes dedicadas à indústria 5G, bem como cultivará o mesmo número de fornecedores de soluções compreensivas e dedicadas à indústria de aplicação 5G.

Conforme a mesma fonte, será priorizada a optimização da cobertura da rede 5G nas áreas-chave manufactureiras e áreas densamente povoadas por empresas, com a implantação de redes privadas industriais 5G e 5G-A (5G-Advanced).
O Departamento de Economia e Tecnologia da Informação informou que empresas líderes em sectores como electrónicos, automóveis, equipamentos e biofarmacêuticos promoverão a construção de fábricas 5G.
Beijing também promoverá a inovação tecnológica por meio de validação de aplicações 5G em campos como manufactura industrial, veículos conectados e cuidados de saúde. A cidade planeia, também, avançar na pesquisa e implantação preliminar de 6G em configurações industriais.

