• Lost Password?
  • Lost Password?

Comunidade Angolana na Irlanda Clama por Serviços Consulares

A comunidade angolana residente na República da Irlanda clama pela criação de uma missão consular no país, com o objectivo de facilitar o acesso a documentos oficiais.

A preocupação foi manifestada por António Manuel, presidente da Confederação das Comunidades Angolanas na Irlanda, que destacou a obtenção de documentos como uma das principais dificuldades enfrentadas.

“Este é um constrangimento que afecta os mais de três mil angolanos que vivem na Irlanda, uma vez que precisam percorrer cerca de 600 quilómetros até Londres, capital da Inglaterra onde se localiza o Consulado-Geral de Angola no Reino Unido sempre que necessitam tratar de documentos de identidade, renovar o passaporte ou emitir uma procuração”, afirmou.

Para minimizar essa dificuldade, a Confederação tem solicitado, a cada dois anos, que uma equipa do Consulado-Geral de Angola em Londres se desloque até Dublin, com o intuito de realizar diversos actos administrativos, incluindo o registo de nascimento de filhos de angolanos nascidos na Irlanda.

António Manuel acrescentou que a criação de um sector consular no país também reforçaria o sentimento de participação dos angolanos na vida política e social de Angola. Ele sublinhou que a comunidade é composta, em sua maioria, por jovens, estudantes e trabalhadores espalhados por cidades como Dublin, Limerick, Galway, Cork, Athlone, Sligo, Longford, Dundalk, Drogheda e Wicklow.

O líder comunitário lamentou ainda o nível de inclusão social das comunidades africanas na Irlanda e defendeu o reforço das relações bilaterais.
“Pelos anos que vivo cá, acredito que as relações entre Angola e a República da Irlanda deveriam ser melhores em várias áreas. O Executivo angolano deveria fortalecer a cooperação bilateral”, concluiu.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário