O Presidente da República, João Lourenço, vai proferir, na manhã de hoje, 15 de Outubro, o discurso sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional, por ocasião da abertura do Ano Parlamentar, onde deverá descrever a actual situação do país e os respectivos desafios, em cumprimento da Constituição.
O secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, reforçou, segunda-feira, que o Chefe de Estado vai informar, de forma detalhada, sobre todos os aspectos ligados à governação do país.
Em declarações aos jornalistas, o responsável parlamentar disse que esta sessão reveste-se de um significado especial, por ocorrer no ano em que se assinala o 50.º aniversário da Independência Nacional.
“Sessões como esta exigem o máximo de cuidado e atenção, pois estaremos diante de uma plenária solene, com a presença do Presidente da República. Nada pode falhar”, ressaltou.
Importa referir que está cerimônia é um imperativo constitucional consagrado pelo artigo 118° da Constituição da República.
Este é o penúltimo discurso do Estado da Nação de João Lourenço, pois em 2027, o discurso já será proferido por outra persinalidade nas vestes de Presidente da República eleito no pleito do mesmo ano.

