Pelo menos 37 pessoas morreram, neste domingo (14), e dezenas ficaram feridas na cidade de Safi, na costa atlântica do Marrocos, devido a enchentes repentinas provocadas por fortes chuvas.
A informação foi avançada pelas autoridades locais. A forte tempestade atingiu a região, deixando ruas alagadas e inundando casas e comércios em Safi, localizada a 250 quilômetros ao sul de Casablanca.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a enxurrada de lama arrastando carros e contentores de lixo pelas ruas da cidade costeira.
Outras 14 pessoas permanecem hospitalizadas, sendo duas em estado grave, segundo o último comunicado das autoridades. O episódio já está a ser considerado a pior catástrofe do género no Marrocos em pelo menos 10 anos.
Desde 2014, quando 47 pessoas morreram na região de Sidi Ifni-Guelmim, no sul do país, o Marrocos não enfrentava enchentes tão letais. Esse número pode ser ultrapassado em Safi, pois a situação continua muito precária para os desabrigados.
As buscas continuam para localizar possíveis desaparecidos, enquanto as autoridades se mobilizam para prestar apoio e assistência às populações afetadas.

