• Lost Password?
  • Lost Password?

Escritora brasileira vence Prémio Camões 2024

O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa, instituído pelos Governos de Portugal e do Brasil, foi atribuído pela primeira vez em 1989, ao escritor português Miguel Torga.

A escritora brasileira Adélia Prado é a vencedora do Prémio Camões 2024, anunciou esta quarta-feira a Ministra da Cultura de Portugal num comunicado enviado à imprensa portuguesa.

Segundo o júri, “Adélia Prado é autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética. Herdeira de Carlos Drummond de Andrade, o autor que a deu a conhecer e que sobre ela escreveu as conhecidas palavras ‘Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo…’, Adélia Prado é há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa”, indica a nota citada pelo Diário de Notícias.

A escritora nasceu em Divinópolis, Minas Gerais, em 1936, e é licenciada em filosofia. 

Depois de publicar os seus primeiros poemas em jornais de Divinópolis e de Belo Horizonte, escreveu em 1975 o seu primeiro livro, com o nome “Bagagem”, deixando Carlos Drummond de Andrade impressionado com a sua escrita. No ano seguinte a obra foi lançada no Rio de Janeiro.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário

Escrito Por Redacção