• Lost Password?
  • Lost Password?

Franceses dão vitória à esquerda, Le Pen não se livrou do rótulo de racismo e perdeu mais uma vez

As previsões da Ipsos representam um revés para o Rassemblement National(RN), de extrema-direita, que viu as suas esperanças de obter a maioria absoluta destruídas pela votação tática e pela retirada estratégica de candidatos.

A aliança de esquerda, a Nova Frente Popular , ganhou ganhou a maioria dos assentos na eleição legislativa francesa de 2024 , derrotando uma onda de extrema direita, mas não conseguindo obter votos suficientes para governar. 

O resultado deixa a França diante da perspectiva impressionante de um parlamento suspenso e ameaça paralisia política no pilar da União Europeia e país-sede das Olimpíadas, escreve Associeted Press.

De acordo com o Ministério do Interior, a esquerda conquistou a maioria dos assentos no parlamento, com pelo menos 181. Os centristas de Macron têm mais de 160 assentos. O Rally Nacional de extrema direita de Marine Le Pen tem 143 assentos após liderar no primeiro turno.

Não há maioria para ninguém. O impopular Emmanuel Macron terá que formar alianças para comandar o governo.

Os resultados também foram um golpe para o presidente centrista Emmanuel Macron, que convocou eleições antecipadas para esclarecer o cenário político depois que o seu part foi derrotado pelo RN nas eleições para o Parlamento Europeu no mês passado.

O presidente francês acabou com um parlamento extremamente fragmentado , o que deve enfraquecer o papel da França na União Europeia e em outros lugares no exterior, além de dificultar que qualquer um imponha uma agenda doméstica, avançou a Reuters.

“A vontade do povo deve ser rigorosamente respeitada… o presidente deve convidar a Nova Frente Popular para governar”, disse o líder de extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon .

O RN trabalhou sob o comando de Le Pen para se livrar de uma reputação histórica de racismo e antissemitismo, mas muitos na sociedade francesa ainda veem sua postura de “França em primeiro lugar” e sua crescente popularidade com alarme. O partido de Marine Le Pen que liderava as sondagens ficou em terceiro lugar.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário