• Lost Password?
  • Lost Password?
Laptop in classic library with books in background series

RANAA é ferramenta criada para evitar plágios de trabalhos científicos em Angola

O objectivo do repositório é garantir o acesso gratuito ao conteúdo, integral ou parcial, da produção intelectual desenvolvida pelas Instituições de ensino superior e não só.

A classe docente e de investigadores, assim como estudantes universitários, em Angola têm agora uma ferramenta tecnológica digital, de acesso grátis, que vai prevenir o plágio em trabalhos académicos e científicos e melhorar o ambiente académico no País.

Recentemente, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) lançou o Repositório Angolano de Acesso Aberto (RANAA) para armazenar, de forma permanente, organizar, divulgar e disseminar a produção científica produzida no País.

O repositório foi financiado pela Expertise France.

Na prática, o objectivo do repositório é garantir o acesso gratuito ao conteúdo, integral ou parcial, da produção intelectual desenvolvida pelas Instituições de ensino superior, docentes, investigadores e estudantes angolanos e na diáspora.

A RANAA é um espaço virtual dedicado a armazenar, disseminar, permitir o acesso e preservação de toda a produção científica nacional, produzida por instituições do ensino superior e centros de investigação angolana (artigos científicos e Actas de eventos, trabalhos de fim de curso, dissertações de mestrado, teses de doutoramento, etc.).

Esta plataforma irá beneficiar a comunidade científica angolana, permitindo os seguintes ganhos:
Aumentar a visibilidade dos nacional e internacional das pesquisas e pesquisadores angolanos, preservar a memória intelectual do país, fazer rápida recuperação da informação científica angolana, por meio motores de busca como o Google Scholar ou outros.

Quanto ao tipo de documentos que poderão ser arquivados contam-se os artigos científicos, relatórios técnicos, anais de congre sos, revistas científicas digitais e impressas, livros científicos e académicos, teses e dissertações de mestrado, códigos de software, fichas de dados bibliográficos, imagens, arquivos de áudio, arquivos de vídeos, material didáctico, entre outros conteúdos.

Conforme as directrizes de funcionamento do RANAA, o processo de arquivamento ocorre enquanto o próprio autor do artigo fazer a submissão no portal, e plataforma arquiva automaticamente o estudo.
Numa primeira fase, a RANAA será coordenado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e permitirá a integração regional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário