• Lost Password?
  • Lost Password?

Indústria petrolífera está no topo da lista dos que mais poluem os mares

A directora nacional do ambiente diz que a poluição resulta das alterações climáticas, o derramamento de hidrocarboneto, descarte de residuos, esgotos urbanos, pesca desordenada e ilegal.

A indústria petrolífera está no topo da lista dos sectores que mais poluem o oceano nacional, seguindo-se das embarcações pesqueiras e de transporte, informou esta terça-feira, em Luanda, a directora nacional do ambiente, Sandra Nascimento.

Falando à nossa reportagem, sobre a poluição do oceano, Sandra Nascimento ressaltou que a poluição resulta das alterações climáticas, o derramamento de hidrocarboneto, descarte de residuos, esgotos urbanos, pesca desordenada e ilegal.

Salientou que em consequência desta poluição, estão as mudanças nos oceanos e a comprometer a sobrevivência das espécies marinhas como Tartarugas marinhas, peixes, as focas, aves e baleias azuis.

Apontou que para mitigar a situação o Governo de Angola tornou-se signatário de várias convenções onde são elaborados planos e estratégias nacionais, que visam dar resposta aos problemas ambientais identificados, onde a economia circular é colocada como um modelo de gestão para os resíduos e para um sistema financeiro mais resiliente.

Explicou que o Executivo adoptou a nível interno, campanhas de sensibilização, limpeza, recolha selectiva dos resíduos e divulgação sobre a problemática do uso de sacos plásticos de utilização única e consequentemente a promoção da sua reutilização e reciclagem.

Das medidas, destacou a Expo Recicla e as feiras de produtos reciclados e artefactos, bem como a definição da quota anual de resíduos e criação do grupo de trabalho para elaboração do Plano de Banimento do Plástico, este último apoiado pelo Decreto Presidencial 292/22 de 30 de Dezembro.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário