• Lost Password?
  • Lost Password?

Hospital Aguarda Por Mais Mulheres Para Rastreio Do Cancro Da Mama/ Hospital à Espera De Mais Voluntárias Para o Diagnóstico Precoce Do Cancro Da Mama

Por: Redação Portal Zango

O Hospital Geral de Cacuaco “Heróis de Kifangondo”, situado no distrito urbano do Sequele, na província de Luanda, não registou nenhum caso positivo de cancro da mama entre as 79 mamografias realizadas até à última sexta-feira, no âmbito de uma campanha de rastreio que termina no dia 31 de outubro. 

Esta informação foi divulgada na segunda-feira pelo diretor Pedagógico e Científico do hospital. Paulo Salamanca expressou a sua preocupação com a baixa adesão das mulheres à campanha, que começou no dia 16 de outubro. A campanha de rastreio é destinada a mulheres com 45 anos ou mais, mas também está aberta a aquelas com menos de 45 anos, desde que tenham um histórico familiar da doença, nódulos ou dores nas mamas.

O médico do Hospital Geral de Cacuaco pediu aos meios de comunicação para ajudarem a divulgar mais a campanha, a fim de aumentar diariamente o número de mulheres a realizarem o rastreio do cancro da mama. Paulo Salamanca informou que a campanha, que é gratuita, foi planeada com a expectativa de atender entre 60 a 70 mulheres por dia.

O director Pedagógico e científico do Hospital Geral de Cacuaco disse esperar que as mulheres que já fizeram o exame de mamografia “passem a palavra” às suas primas, colegas, amigas e vizinhas, destacando a importância do diagnóstico precoce, que oferece uma maior probabilidade de cura.

Embora não tenham sido detectados casos positivos até agora, foram notadas “alterações suspeitas” em alguns exames, levando a que essas mulheres fossem aconselhadas a realizar exames complementares para verificar se se tratam de situações benignas.

Uma das 79 mulheres que se apresentaram é Filomena Soares, que fez o exame de mamografia pela primeira vez. Filomena explicou que decidiu aderir à campanha porque era gratuita e reconheceu que o cancro da mama “é uma doença fatal e, quando não mata, deixa sequelas no corpo da mulher”.

“Quando soube da campanha, a minha preocupação diminuiu, porque não tenho condições financeiras para fazer um exame de mamografia numa clínica privada”, acentuou Filomena Soares.

 Esta unidade já realizou uma campanha de rastreio do cancro da próstata, onde foram detectados, em 15 biopsias, três casos positivos. 

“Neste momento, alguns pacientes estão a fazer tratamento sistémico e outros a ser preparados para a cirurgia, que pode ser robótica ou aberta”, informou o médico do Hospital Geral de Cacuaco.

 Paulo Salamanca explicou que os homens que fizeram o rastreio do cancro da próstata estão a receber os resultados dos exames para a fase da biópsia (procedimento cirúrgico que consiste na colheita de uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, a fim de avaliar a evolução de uma doença crónica ou outra irregularidade corporal.

Fonte: Jornal de Angola

Imagem: Internet

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário