Por: Redação Portal Zango
O Presidente da República, João Lourenço, chegou este domingo (17) à cidade do Rio de Janeiro para participar na 19.ª Cimeira do G20, que decorrerá entre 18 e 19 de Novembro.
O chefe de Estado deslocou-se acompanhado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e lidera uma delegação que inclui membros do Ministério das Relações Exteriores, entre outros altos responsáveis do Executivo. Ainda este domingo, João Lourenço manteve um encontro com o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, tendo abordado questões relacionadas com as relações bilaterais, com o objetivo de as reforçar e expandir.
Durante o primeiro dia da Cimeira, ontem (18), enquanto observador, João Lourenço participou no debate sobre a fome e a pobreza, que é um dos principais temas da cimeira. No seu discurso, sublinhou que a fome é um flagelo que afeta principalmente os países em vias de desenvolvimento, embora não seja um problema exclusivo dessas regiões, já que também é observado em países desenvolvidos, industrializados e com um elevado Produto Interno Bruto. O Presidente angolano defendeu que é essencial abordar o combate à fome e à pobreza com a mesma visão e sensibilidade, independentemente do nível de desenvolvimento económico dos países.
Hoje (19), no segundo dia da Cimeira, João Lourenço intervirá novamente, desta vez no tema da “Transição Energética”. O Presidente participará ainda na declaração final dos Líderes, que está a ser negociada ao longo do ano sob a presidência brasileira.
Vale recordar que o G20, criado em 1999, reúne as 20 economias mais importantes do mundo. O grupo inclui os oito países mais ricos e influentes: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Além destes, fazem parte do G20 11 economias emergentes – África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia – com estatuto permanente.
A União Europeia e a União Africana também integram o G20, sendo que a União Africana passou a ter o estatuto de membro permanente na última Cimeira, realizada na Índia em setembro de 2023.
No contexto da presidência brasileira do G20, foram realizadas mais de 130 reuniões preparatórias em várias cidades do Brasil, como Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina.
Sempre na qualidade de observador, Angola participou nas reuniões dos ministros das Relações Exteriores, dos ministros das Finanças e dos Governadores dos Bancos Centrais do G20.
João Lourenço aproveitará a sua presença no Brasil para cumprir uma agenda diplomática paralela, incluindo encontros com Lula da Silva e com empresários brasileiros.
Está previsto que o Presidente da República regresse a Angola na quarta-feira, 20 de Novembro.
Imagem: Internet