• Lost Password?
  • Lost Password?

Ministério Do Interior Suspende 5 Mil Recrutas Que Frequentavam Curso De Migração E Estrangeiros

Por: Redação Portal Zango

O Ministério do Interior (MININT) anunciou a suspensão temporária do curso de formação em andamento para ingresso no Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), após a “constatação de graves irregularidades”.

Mais de 5 mil recrutas que frequentavam o curso de Migração e Estrangeiros, há cerca de 6 meses, em Luanda, foram surpreendidos esta segunda-feira, 25, por efectivos do MININT, que informaram a suspensão do curso devido a alegadas irregularidades no processo de selecção.

De acordo com informações, os futuros agentes, que já se preparavam para a conclusão do curso, marcado para o dia 28 de Novembro, foram surpreendidos com a recolha das fardas e passes.

Em declarações de Domingas Mendonça, porta-voz do SME, a Direcção do serviço anunciou, através de um despacho, a suspensão temporária devido à deteção de graves irregularidades, como falsificação de documentos e corrupção.

A porta-voz acrescentou que a suspensão visa a reavaliação e investigação dos processos, e, para não manter os recrutas no centro de treino devido aos custos envolvidos, a Direcção optou por orientá-los a permanecer em casa, mas atentos, pois poderão ser chamados para novos exames, tanto físicos como psicotécnicos, a qualquer momento.

Domingas Mendonça também afirmou que, até ao momento, não há data definida para o período de reavaliação, mas já foi nomeada uma nova comissão encarregada de realizar as revisões necessárias.

A porta-voz concluiu que a suspensão ocorreu poucos dias antes do encerramento do curso devido às novas direcções do Serviço de Migração e Estrangeiros e do próprio Ministério do Interior.

O anúncio gerou apreensão entre os recrutas, que se mostram desorientados com a medida. Um dos formandos, que preferiu manter o anonimato, afirmou que muitos abandonaram outros empregos e investiram recursos pessoais para integrar o curso.

“É uma situação muito difícil. Alguns colegas vieram de outras províncias e agora há incerteza sobre o futuro”, disse o aspirante.

Outro candidato também revelou que deixou tudo para trás para abraçar este projecto e garantiu que a sua candidatura cumpriu todos os requisitos exigidos pelo Serviço de Migração e Estrangeiros, mas não sabe o que fazer agora. “Estou esperando”, afirmou.

O novo responsável por este departamento ministerial, Manuel Homem, assumiu a gestão do MININT no dia 4 deste mês.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário