Benjamin Ansah é formado em Educação Artística pela Universidade de Ciência e Tecnologia Kwame Nkrumah(KNUST) e criou recentemente um novo automóvel -bicicleta de apenas um assento, em uma combinação impressionante de engenharia e arte.
O potencial revolucionário da educação de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, e Matemática (STEAM) no Gana foi demonstrado nesta iniciativa de Benjamin Ansah.
Benjamin construiu meticulosamente cerca de 85 por cento do ciclo automóvel no período de um ano. Porém, na elaboração da estrutura ele usou galvanizadores e para suspensão reciclou suportes de motocicleta.
O carro tem um motor de 110 cc e uma série de recursos, como assistência de estacionamento, um sistema anti-roubo e uma plataforma de autofalante Bluetooth.
O automóvel reúne praticidade e criatividade, com uma velocidade máxima de 54 quilômetros por hora. Ansah descreve seu projecto como um movimento conceitual que visa promover a educação interdisciplinar no Gana.
Segundo ele, o veículo incorpora a essência do STEAM ao incorporar elementos de várias disciplinas, como engenharia mecânica, elétrica e ciência dos materiais.
“Toda disciplina aqui na KNUST se retrata neste veículo: da mecânica à elétrica e materiais. Se quisermos ter uma educação inclusiva, podemos usar este veículo como exemplo”.
“Esse foi o motivo do veículo em primeiro lugar, além de abordar o sistema de mobilidade estudantil. O conceito principal era mostrar o aspecto educacional que é possível que essas disciplinas se juntem para criar algo assim”, disse.
Esta abordagem inovadora destaca a praticidade da educação STEAM e também aborda um desafio fundamental nas universidades ganesas e de África em geral para a mobilidade estudantil. Ansah elaborou sobre as vantagens do ciclo-carro em relação aos modos tradicionais de transporte, como bicicletas ou motocicletas.“Em termos de clima, quando chove, há cobertura. É bem seguro”, disse ele.
Por sua vez o supervisor do Ansah, Kafui Kwasi Agyeman, enfatizou as implicações mais amplas do projecto para o sistema educacional do Gana.
Ele o descreveu como uma crítica à estrutura educacional predominantemente linear do Gana e defendeu uma abordagem mais colaborativa para a resolução de problemas.
A inovação de Benjamin Ansah destaca a praticidade da educação STEAM e também aborda um desafio fundamental nas universidades africanas de modo particular no Gana.
Benjamin Ansah é Ph.D. em Educação Artística na Universidade de Ciências e Tecnologias Kwame Nkrumah.