Numa altura em que grandes empresas nos Estados Unidos estão a recuar em iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), a procura por alternativas que fortaleçam os negócios de propriedade de negros nunca foi tão premente.
A designer de interface Dacia Petrie respondeu a esta necessidade com o lançamento do Black Nile, um aplicativo que reúne empresas e serviços de empreendedores negros numa única plataforma.
Lançado com o objectivo de fornecer ferramentas de apoio mais eficientes a estes negócios, o Black Nile rapidamente se tornou num sucesso, reunindo já mais de três mil empresas em mais de 40 categorias diversas, incluindo moda, beleza, gastronomia, turismo e produtos infantis.
A proposta de Petrie é oferecer uma experiência intuitiva e optimizada para dispositivos móveis, diferenciando-se dos directórios tradicionais, que muitas vezes carecem desta optimização.

“Vi alguém nos comentários a pedir uma ‘Amazon Negra’. Irmã, eu vou segurar a sua mão quando disser: isto não é a Amazon. É o Black Nile”, brincou Petrie sobre o nome do aplicativo, fazendo referência ao rio Nilo, o maior rio do mundo em extensão, que percorre 11 países africanos e é visto como um símbolo histórico de prosperidade.
O Black Nile não é apenas um directório, mas uma plataforma que visa construir uma comunidade forte e vibrante de empreendedores negros. O aplicativo oferece funcionalidades como:
- Directório de negócios detalhado;
- Rede social integrada;
- Recursos e ferramentas;
- Eventos e workshops.
O Black Nile surge num momento crucial, em que a economia negra procura formas de superar os desafios e prosperar.
O aplicativo está a desempenhar um papel fundamental na criação de um ecossistema de apoio para os empreendedores negros, capacitando-os a alcançar o sucesso e a contribuir para o crescimento económico das suas comunidades.
“O Black Nile é mais do que apenas um aplicativo; é uma comunidade,” afirma Petrie. “Queremos criar um espaço onde os empreendedores negros se possam conectar, aprender uns com os outros e crescer juntos.”

O aplicativo tem recebido elogios pela sua interface de utilizador intuitiva e pela sua capacidade de conectar empreendedores negros de diferentes sectores e localizações geográficas.
O Black Nile está a planear expandir as suas funcionalidades no futuro, incluindo a integração de ferramentas de pagamento e a criação de um mercado online para produtos e serviços de empresas de propriedade de negros.
A iniciativa de Dacia Petrie, ganha relevância, ao contrapor-se a uma tendência de recuo, de grandes empresas Norte Americanas, no que diz respeito ao apoio a políticas de DEI.