• Lost Password?
  • Lost Password?

Dupla de Alpinistas Portugueses Morre nos Picos da Europa

Dois alpinistas de nacionalidade portuguesa perderam tragicamente a vida esta segunda-feira, nos Picos da Europa, uma imponente cordilheira localizada no norte de Espanha.

A confirmação foi avançada pelas autoridades locais, após o acionamento dos serviços de emergência.

De acordo com informações divulgadas pelo serviço de emergências do governo regional da Cantábria, os dois montanhistas sofreram um acidente fatal numa área de elevada altitude do maciço montanhoso, especificamente na zona conhecida como “Espolón de Los Franceses”.

“Encontravam-se numa zona alta quando tiveram o acidente” e as equipas de resgate que se deslocaram ao local “apenas puderam certificar o óbito”, comunicou o 112 Cantábria através de um comunicado oficial.

Embora o serviço de emergência não tenha divulgado inicialmente a nacionalidade das vítimas, diversas fontes do governo regional da Cantábria, citadas por órgãos de comunicação social locais e nacionais, confirmaram que os alpinistas eram de nacionalidade portuguesa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, contactado pela Agência Lusa, informou que “a Embaixada de Portugal em Madrid está em contacto permanente com a Guardia Civil”.

O MNE acrescentou que “decorrem neste momento averiguações para se apurar a identidade das vítimas mortais”, sublinhando que ainda não foi possível “confirmar a nacionalidade” de ambas as vítimas de forma oficial por parte das autoridades portuguesas.

No entanto, fontes oficiais em Espanha já indicaram que a nacionalidade portuguesa de pelo menos uma das vítimas está confirmada.

Este trágico incidente serve de alerta para os perigos inerentes à prática do alpinismo em zonas de alta montanha, exigindo extrema precaução e experiência por parte dos praticantes.

As autoridades locais deverão agora proceder com as investigações para apurar as circunstâncias exatas deste lamentável acidente.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário