O Papa Francisco morreu ao início da manhã desta segunda-feira, aos 88 anos, depois de este domingo ter aparecido na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Figuras de todo o mundo prestam-lhe homenagem.
Presidência da Argentina lamenta profundamente morte do Papa Francisco
O Presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou profundamente a morte do Papa Francisco, o primeiro líder argentino da Igreja Católica. O chefe de Estado, que reconheceu as “diferenças” entre ambos, afirmou que foi uma honra conhecê-lo.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, associou-se hoje “com tristeza” aos milhões que choram a morte do Papa, lembrando a preocupação de Francisco “com os grandes desafios globais do nosso tempo”.
“Associo-me com tristeza aos milhões de pessoas que choram a morte de Sua Santidade o Papa Francisco”, referiu Costa, numa mensagem divulgada nas redes sociais.
O secretário-geral da NATO, Marc Rutte, destacou hoje a dedicação do Papa Francisco à paz, que inspirou milhões de pessoas, no dia da morte do líder da Igreja Católica.
“Lamentamos o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco esta manhã”, escreveu Rutte numa mensagem divulgada nas redes sociais citada pelo notícias ao minuto.

A dedicação do Papa à paz e à compaixão “foi uma inspiração para milhões de pessoas”, referiu também o líder da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa).
O primeiro-ministro indiano lamentou hoje a morte do Papa Francisco, de 88 anos, classificando o Sumo Pontífice “como um exemplo de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões de pessoas”.
Dom Manuel Imbamba: “Papa Francisco deixou uma imagem de bom pastor”
O arcebispo da arquidiocese de Saurimo, na Lunda-Sul, Dom Manuel Imbamba, considerou, esta segunda-feira, que o “Papa Francisco deixou uma imagem de bom pastor”.
Dom José Manuel Imbamba, que é também o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), sublinhou que trata-se de uma figura que encantou o mundo, abriu as portas do diálogo, da fraternidade e para a paz mundial.

“Sabia como dar esperança, aliviar o sofrimento através da oração e promover a unidade”.
O Presidente da Ucrânia recordou o Papa Francisco como alguém que sabia dar esperança, aliviar o sofrimento através da oração e promover a unidade”.
Numa publicação na rede social X, Zelensky disse que “rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos. Estamos de luto juntamente com os católicos e todos os cristãos que esperavam o apoio espiritual do Papa Francisco. Memória eterna”.
O Presidente russo Vladimir Putin apresentou as suas condolências e recordou os encontros que teve com o Papa Francisco: “Tive o privilégio de comunicar com este homem extraordinário em muitas ocasiões e guardarei para sempre a melhor recordação dele”.
“Ao longo dos anos do seu pontificado, promoveu activamente o desenvolvimento do diálogo entre as Igrejas Ortodoxa Russa e Católica Romana, bem como a cooperação construtiva entre a Rússia e a Santa Sé”.
“Nesta hora triste, gostaria de transmitir a si e a todo o clero católico as minhas palavras de simpatia e apoio”, disse Putin.

O funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês, anunciou hoje o Vaticano após a morte do Papa.
Nascido em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.