• Lost Password?
  • Lost Password?

Receitas dos Seguros Fixadas 146 Mil Milhões de Kwanzas – ARSEG

As receitas brutas do sector de Seguros atingiram, no primeiro trimestre deste ano, cerca de 146 mil milhões de kwanzas, o que representa um aumento de 16 por cento em comparação ao período homólogo, informou, terça-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos e Planeamento e Estatística (GEPE) da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).

César Marcelino, que apresentou os resultados, disse que a estrutura da actividade seguradora não alterou, porque o sector se encontra concentrado fundamentalmente em quatro grandes ramos, nomeadamente, o Seguro de Saúde, tendo sido responsável por 35 por cento de toda a produção arrecadada, seguido do ramo Petroquímico, Acidentes de Trabalho e do Automóvel.

“Os quatro representam cerca de 70 por cento de toda produção arrecadada em termos de receitas brutas”, disse.

O responsável informou ainda que no top 5 das empresas do sector, a ENSA Seguros continua a figurar-se como a maior no mercado, quando medido em função do volume de receitas arrecadadas, seguida da Nossa Seguros.

No que toca ao sector de Fundo de Pensões, no trimestre em análise, registou-se uma taxa de crescimento expressiva, acima dos 40 por cento, pelo que, em termos de contribuições, obteve em montantes de 46 mil milhões de kwanzas, em contribuições arrecadadas.

César Marcelino fez saber também que a velhice tem sido dos que mais contribui, isto porque os fundos de pensões são constituídos como instrumentos de fomento à reforma complementar. Em termos de contribuições, a Sonangol Vida arrecadou 79 por cento de todas as contribuições efectuadas aos fundos de pensões.

No que toca aos mediadores de seguros, estão registados na ARSEG um total de 110 membros de pessoa colectiva.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário