Um novo centro que homenageia a herança e a cultura africana foi recentemente inaugurado nos subúrbios ocidentais de Melbourne, na Austrália.
A biblioteca, centro cultural e artístico africano Baai-Alkebulan recebeu visitantes pela primeira vez em Abril deste ano.
O fundador do projecto, Magang Reech imagina o espaço como um ponto de encontro para jovens afro-australianos.
Lançar uma biblioteca africana, um museu de arte e história para finalmente ter um espaço onde os livros reflitam sua herança. “Quando você vê seu próprio povo nas capas dos livros, sua abordagem muda”, afirmou Reech.
Reech de 30 anos de idade cresceu nos subúrbios do centro de Melbourne e a história que aprendeu na escola não tinha representatividade para ele. “Você simplesmente engole o que está na sua frente até que, mais tarde, você aprende mais”, diz Reech.
O responsável começou a reunir uma coleção de livros que lhe interessavam. O passo seguinte foi emprestá-los a amigos e membros da comunidade. E foi assim que a ideia da biblioteca tomou forma.
“Simplesmente para ter um lugar onde você pudesse respirar e ver seu próprio povo”, explica Reech. Chegar ao ponto de realmente criar uma biblioteca foi cheio de obstáculos.
Reech queria ajudar sua comunidade depois que ele próprio teve que lidar com uma série de tragédias. “Muitos dos meus amigos com quem cresci e que realmente me lembro dos primeiros tempos, alguns deles realmente faleceram, muitos cometeram suicídio, muitos estão presos.”
“Para mim, foi como se tivéssemos que fazer algo agora”, diz ele. Defensores dizem que os jovens afro-australianos precisam de mais espaços como este.
“Espaços como este ajudam a criar segurança para o nosso povo, os nossos jovens, mas também a desenvolver a sensibilidade cultural”, diz o defensor comunitário Mahamed Ahmed.
Quando a biblioteca foi lançada, Reech financiou o projecto principalmente com recursos próprios. No entanto, seu objectivo a longo prazo é construir um espaço que evolua por meio do apoio e do envolvimento da comunidade. “Espero que tenhamos algo que continue pelo resto da minha vida e além”, conclui Reech.
A Austrália é um país multicultural, com uma rica história de imigração e influência de diversas culturas, incluindo a africana. Através da imigração, comércio e interações culturais, África exerceu influência em áreas como música, dança, gastronomia, literatura e artes visuais na Austrália.