• Lost Password?
  • Lost Password?

Presidente Brasileiro Recebe Ministros Africanos Participantes do Diálogo Sobre Segurança Alimentar

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu esta semana as delegações de 42 países africanos participantes do “II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural” que está a decorrer até quinta-feira na capital brasileira.

Fonte da diplomacia brasileira indicou à Lusa que estão presentes delegações de todos os países africanos de língua portuguesa e ainda a presença do secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa.

“Nós vamos falar de cooperação técnica, vamos fazer visitas de campo, vão ter contacto com iniciativa privada, vão discutir financiamento. Então, eu acho que é uma perspectiva bem completa da produção rural, da segurança alimentar e do fortalecimento da produção local”, detalhou o Ministério brasileiro das Relações Exteriores.

O evento visa fortalecer as relações do Brasil com os países africano e promover a cooperação baseada na solidariedade e no desenvolvimento sustentável, reúne delegações oficiais de países africanos, além de representantes de organizações internacionais, bancos multilaterais de desenvolvimento, instituições de pesquisa, organizações e cooperativas da agricultura familiar e entidades do sector privado.

O encontro busca, ainda, identificar oportunidades de investimento no sector agropecuário e discutir políticas públicas eficazes contra a fome e a pobreza.

Durante seu discurso, Lula destacou a prioridade da política externa brasileira em relação à África, reflectindo laços históricos e interesses convergentes.

“Precisamos produzir alimentos e sensibilizar o resto do mundo, criando um processo de indignação na mente das pessoas. Não é possível a gente se conformar que, na primeira metade do século 21, existam 730 milhões de pessoas passando fome. É uma marca que não podemos esquecer”, ressaltou o presidente.

A vice-primeira-ministra do reino de Essuatíni, Thulisile Dladla, representou as delegações africanas e afirmou que a convocação para o II Diálogo reflecte o compromisso duradouro do Brasil com o Sul Global.

“Agradeço a hospitalidade do governo brasileiro ao receber nossas delegações desde que aterramos em seu bonito país. O evento aborda a cooperação Sul-Sul, numa história compartilhada entre Brasil e África, com solidariedade pós-colonialismo e a busca constante por justiça. Compartilhamos um legado que mostra nossa resiliência”, disse.

O encontro reúne mais de 40 delegações de países africanos. A programação prevê visitas de campo no entorno de Brasília (20/5), abordando temas como agricultura familiar, sistemas de integração, saúde do solo, acervo genético de hortaliças, convivência com a seca, rebanho resistente, agricultura irrigada e fruticultura tropicalizada.

No dia 22 de Maio, será realizado o “Diálogo de Alto Nível”, com painéis sobre sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, pesquisa, desenvolvimento e inovação, Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, políticas públicas e financiamento.

O evento propiciará fortalecimento da cooperação bilateral e multilateral, promoção do compartilhamento de conhecimentos adaptáveis e fomento de parcerias sustentáveis entre o Brasil e os países africanos.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário