• Lost Password?
  • Lost Password?

Estudante Angolano Premiado em França por Criar uma Plataforma de Economia Circular

O Estudante Angolano, José Caio, de 24 anos de idade foi recentemente distinguido com o prêmio “Coup de Coeur Jury”, durante o evento ICI ON AGIT, realizado em Nancy, França. O reconhecimento foi atribuído pela sua plataforma digital, a Trooky.

Segundo Caio, a ideia da criação da Trooky surgiu de uma experiência pessoal. “Estudando no exterior, percebi que os estudantes mudam frequentemente de casa e, nas mudanças, muitos acabam por se desfazer de objectos úteis por não conseguirem levá-los consigo”.

A Trooky surgiu como uma solução prática e sustentável para facilitar essa troca entre estudantes, promovendo a solidariedade e o reaproveitamento. José avançou ainda que o processo de criação da Trooky foi marcado por desafios nas áreas financeiras, tecnológicas e até mesmo culturas.

Não deixando a possibilidade de levar este projecto para africanos de modo especial as universidades angolanas, porém disse “Estamos a consolidar e escalar a plataforma em França, para depois expandir de forma estruturada para demais países”.

O prémio “Coup de Cœur du Jury” é uma das distinções atribuídas no âmbito do Grand Prix “Ici On Agit”, iniciativa promovida pelo grupo de media francês EBRA, responsável por publicações como L’Est Républicain, Le Républicain Lorrain e Vosges Matin.

Esta distinção reconhece projectos com forte impacto ambiental, carácter inovador e contributo social relevante.

Antes de partir para o exterior com uma bolsa de estudos, José Coio frequentou simultaneamente dois cursos superiores em Angola, Engenharia Química no ISPTEC e Engenharia de Petróleos na UAN, ambos até ao quarto ano.

Além deste mais recente prémio, José Coio soma já um percurso recheado de distinções.

Foi finalista global do Climate Launchpad 2022 com o projecto ‘AngoCultiv’, integrando em 2023 a lista das 16 melhores startups verdes do mundo. Venceu o LISPA BOOST, concurso de inovação promovido pelo Banco Nacional de Angola e pelo Ministério do Ensino Superior, com a plataforma Estudante Carneiro.

Foi também reconhecido pela Câmara de Comércio Reino Unido-Angola, na categoria de Ciências e Tecnologia, pelo seu contributo relevante para educação.

Com este reconhecimento, José Coio mostra aos jovens angolanos, e não só, que todos são capazes de construir um caminho brilhante, independentemente da sua origem ou das dificuldades que enfrentam.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário