• Lost Password?
  • Lost Password?

Cavaleiro A ngolano Eriedson Manso Vence Primeiro Concurso Nacional de Endurance Equestre

O cavaleiro angolano Eriedson Manso, proveniente da província de Benguela, venceu o primeiro Concurso Nacional de Endurance Equestre, realizado no resort Mangais, Barra do Kwanza.

Realizado no último sábado pela Federação Angolana de Desporto de Equestre, a competição contou com oito clubes de equitação, tendo mobilizando escolas, famílias e entusiastas da equitação num ambiente de celebração e confraternização.

Os mais de 50 cavaleiros competiram numa prova de resistência de 40 quilómetros dividida em duas fases de 20 quilómetros cada.

Além de Eriedson Manso do Clube Hípico, destacaram-se também, Elísio Chingalule (Hípico Eriedson Manso), segundo classificado; Francisco Vilinga (Cavalos na Praia), em terceiro; Manuel Morais (Cowboys Excelentes), em quarto; e Aurélio Cassinda (Cavalos na Praia), em quinto lugar.

Por sua vez o ministro da juventude e desporto, Rui Falcão, destacou a importância de promover o desporto em Angola de modo a apoiar e massificar também modalidades como o hipismo e o golfe.

O responsável avançou ainda a necessidade de “trabalhar em equipa para alcançar os objectivos desportivos, aprender com os erros e buscar apoio de especialistas”, comemorando ainda o sucesso de Benguela no endurance equestre, indicando que “cada província pode ser rainha na sua própria modalidade”.

O presidente da Federação Angolana de Desporto Equestre, Cali Mendonça, admitiu que a modalidade de endurance ainda está no início no país.

“Há um trabalho importante para promovê-la como modalidade estratégica e inspiradora, através dos meios da comunicação e com mais provas. O objectivo é avançar e igualar-nos ao resto de África e do mundo. Para tal, é necessário focar-nos na resistência do binómio homem-cavalo, na preservação da vida do animal, e também tornar a endurance equestre um desporto de massas e acessível para atletas de todas as origens sociais”, finalizou.

Entre as participações especiais, destacou-se o cavaleiro mais novo, Geovany Paiva, com apenas cinco anos. O cavaleiro mais velho, José Félix, de 62 anos, do Mangais Polo Clube, foi premiado com 500 mil kwanzas.

O primeiro Concurso Nacional de Endurance visou saudar os 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro do corrente ano.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário