Herman Bekele, adolescente de 15 anos de idade, residente nos Estados Unidos da América criou recentemente um sabonete capaz de eliminar células cancerígenas e completar o tratamento, podendo igualmente prevenir diversos tipos de cancro na pele.
A ideia surgiu da experiência vivida na Etiópia, onde ele observou pessoas afectadas pelo sol sem acesso a tratamentos médicos.
O sabonete utiliza um princípio activo que estimula as células de defesa da pele, conhecidas como células dendríticas, a reconhecer e combater células cancerígenas
O sabonete que incorpora deste modo em uma fórmula acessível e que poderia ser amplamente utilizado, independente da classe socioeconômica.

O seu trabalho inovador, impulsionado pela paixão científica e pela saúde, rendeu-lhe o título de Criança do Ano de 2024 da Revista Time, celebrando o seu impacto na medicina e na inovação juvenil.
O projecto que começou com uma paixão pela ciência ainda na infância, evoluiu para uma pesquisa que, se bem-sucedida, poderá salvar inúmeras vidas.
Actualmente, Heman trabalha num laboratório na Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em Baltimore, onde dedica os seus dias a transformar a sua visão em realidade.
A inovação de Heman e a perseverança podem levar a soluções importantes para problemas globais.