• Lost Password?
  • Lost Password?

Artista Horácio da Mesquita expõe “Arquitetura Ancestral de Angola” no Palácio de Ferro

O emblemático Palácio de Ferro, na baixa de Luanda, acolhe a exposição do artista plástico Horácio da Mesquita, com o título “Arquitetura Ancestral de Angola”.

Numa colecção de 30 obras o artista plástico preencheu as paredes daquele recinto transmitindo mensagem de lugares e paisagens de vários pontos de Angola, muitos dos quais desaparecidos.

A comissão organizadora, Nossa Seguros empresa detentora dos Direitos Autorais, reafirma o seu compromisso com a valorização da Cultura Nacional, com investimento continuo na arte, reconhecendo como um pilar essencial do desenvolvimento social.

Por sua vez o autor da coleção, Horácio da Mesquita, realçou que o trabalho foi bem executado com técnica de aguarela, por ser suave e de rápida absorção, chegando a ser instantânea.

Horário, Reforçou ainda que tem trabalhado, nas últimas três décadas com equipas de antropólogos, arqueólogos e historiadores, a Faculdade de Ciências, os museus Nacional de Antropologia, de História Natural, o Arquivo Histórico e personalidades individuais, que segundo o autor foram fundamentais na catalogação de mais de 200 selos dos Correios de Angola, nas duas séries de notas, na actual série de moedas que estão em circulação no país, incluindo duas séries de cartões telefónicos da Angola Telecom.

O artista referiu ainda que quanto a temática do trabalho em referência foi executado por temáticas que têm como base os traços identitários, durante os seus 70 anos.

Do outro lado o presidente do Conselho de Administração da Nossa Seguros, empresa detentora dos direitos autorais da referida colecção, Alexandre Correia, ao enaltecer os feitos do artista, referiu que as 30 obras reunidas no emblemático Palácio de Ferro são vestígios de um modo de viver e de pensar que aos poucos se vai dissipando.

A mostra, estará patente ao público no referido espaço até ao dia 24 do mês em curso.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário