O Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP) realizou, ontem, o primeiro Congresso de Doenças infecciosas em Angola, no Centro de Convenções do Talatona (CCTA).
Com foco em debates sobre doenças infecciosas, destaque na Covid-19 e na varíola do macaco.
O congresso realiza-se em dois dias, com encerramento hoje 25 de Julho, sendo que ontem, realizaram-se, a nível de várias unidades sanitárias de Luanda, os cursos pré-congresso para a actividade.

Em conferência de imprensa, realizada nesta quarta-feira (23), Ana Lídia Sangongo, integrante da comissão organizadora do evento, fez saber que, para a realização do evento, o CETEP quer saber como o país está em termos de doenças infecciosas e traçar estratégias para o futuro.
“Queremos melhorar a assistência da nossa população no que diz respeito às doenças infecciosas, que ainda constituem um sério problema de saúde pública entre nós”, frisou.
Ana realça a importância de discutir estas doenças, pois, “às vezes, a melhoria destas não passa simplesmente pelo Ministério da Saúde”.
Logo, acrescenta, é congruente que se olhe para a sociedade civil, para as várias organizações e para os vários ministérios, para que urge a visão interministerial para a abordagem das doenças infecciosas.

