A dança de salão Angolana Massemba, comumente conhecida como Rebita foi nesta quarta-feira (29), a principal atracção do dia de Angola na Expo Osaka-Kansai 2025, no Japão.
Com uma exibição do grupo Novatos da Ilha, com 60 anos de história e reconhecido como guardião do estilo que surgiu no século XIX, a dança destaca-se pela singularidade dos trajes do bailarinos.
Além da Rebita a comissão organizadora apresentou ainda o Carnaval de Angola.Por sua vez a Comissária-geral de Angola na Expo, Albina Assis, disse que a dança é uma das expressões culturais mais simbólicas do país.

A responsável frisou igualmente que a exposição do carnaval na maior feira do mundo vai agregar valor ao pavilhão angolano, mostrando as alegrias e trajes típicos que transformam a festividade nunca experiência única.
Angola é um dos 160 países a participar na exposição mundial 2025, que decorre de 13 de Abril a 13 de Outubro do ano em curso, na ilha Yumeshima, uma ilha artificial na baía de Osaka, no Japão sob o lema “Desenhar as Sociedades do futuro para as nossas vidas”.
A exposição permanente do Pavilhão angolano cinge-se sob o subtema “Salvar Vidas”. Recorda-se que o país participou pela primeira vez na Exposição Mundial de Sevilha, em 1992.