• Lost Password?
  • Lost Password?

Ex-presidente da Colômbia Condenado a 12 anos de Prisão Domiciliar

O ex-presidente colombiano, Álvaro Uribe, foi esta sexta-feira, 1 de Agosto, condenado a 12 anos de prisão domiciliar pelos crimes de fraude processual e suborno, num processo judicial que o liga a ex-paramilitares.

A decisão, proferida por um tribunal de primeira instância, marca a primeira vez na história da Colômbia que um ex-chefe de Estado é condenado à pena de prisão.

Uribe, de 73 anos, que liderou o país entre 2002 e 2010, nega todas as acusações e afirma que o processo visa “destruir uma voz da oposição democrática” ao actual governo, liderado pelo presidente, Gustavo Petro.

O antigo Chefe de Estado anunciou que irá recorrer da decisão, embora o tribunal tenha determinado o cumprimento imediato da prisão em regime domiciliário.

Além da pena privativa de liberdade, o tribunal aplicou a Uribe uma multa no valor de 578 mil dólares (cerca de 520 milhões de kwanzas angolanos) e a proibição de exercer funções públicas por um período de oito anos.

A sentença surge num momento delicado do panorama político colombiano, com as eleições presidenciais agendadas para 2026. Diversos aliados do ex-presidente são apontados como possíveis candidatos, o que poderá influenciar o rumo das campanhas e o posicionamento do eleitorado.

O caso remota a 2012, quando Uribe acusou o senador da oposição, Iván Cepeda de manipular testemunhos de ex-paramilitares para o implicar em actividades ilegais. No entanto, em 2018, a Suprema Corte concluiu que não foi Cepeda quem pressionou as testemunhas, mas sim Uribe e seus aliados.

No decurso do julgamento, dois ex-paramilitares afirmaram que Diego Cadena, advogado de Uribe à época, lhes ofereceu dinheiro para que depusessem em seu favor.

Durante o seu mandato presidencial, Uribe foi conhecido pela postura firme contra os grupos guerrilheiros de esquerda, tendo liderado uma ampla ofensiva militar.

Contudo, as suas ligações aos grupos paramilitares, responsáveis por crimes como assassinatos, desaparecimentos forçados, deslocamentos de civis e violência sexual, tornaram-se alvo de intensas investigações e críticas, tanto a nível nacional como internacional.

A condenação do antigo presidente foi alvo de reacções diversas. Marco Rubio, chefe da diplomacia norte-americana, criticou duramente a decisão, acusando o sistema judicial colombiano de estar a ser “instrumentalizado por juízes radicais”.

Uribe, que continua a ser uma figura influente na política colombiana, terá agora de enfrentar o cumprimento da pena em regime domiciliar, enquanto os seus advogados preparam o recurso.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário