Um cidadão estrangeiro, proveniente da Guiné-Conacri, foi detido esta segunda-feira, em Luanda, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suspeita de posse e tráfico ilícito de minerais estratégicos, entre os quais 989 pedras de diamante.
De acordo com o porta-voz do SIC-Geral, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, a detenção foi realizada em cumprimento de um mandado de busca, revista e apreensão emitido pelo Ministério Público.
A operação decorreu no âmbito das acções da Direcção Central de Combate ao Tráfico Ilícito de Pedras, Metais Preciosos e Crimes contra o Ambiente, em coordenação com outras forças de defesa e segurança.
Durante a diligência realizada no escritório do suspeito, foram apreendidos diversos meios, habitualmente associados à actividade criminosa, nomeadamente uma mini balança digital de precisão, duas lupas, uma máquina calculadora e um sistema de videovigilância (CCTV).
O detido, de 58 anos, que se identifica como comerciante, será presente ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes, informou o SIC através de um comunicado oficial.
As autoridades reforçam o compromisso no combate ao tráfico ilícito de recursos minerais, uma prática que lesa o erário público e compromete o desenvolvimento sustentável do país.