Arranca hoje o AfroBasket 2025. A Seleção Nacional estreia-se diante da Líbia, para o Grupo C, às 19h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.
Como país anfitrião, Angola tem a responsabilidade de vencer o primeiro desafio para ganhar confiança do público e embalar na competição.
O torneio, que decorre até 24 de Agosto em Luanda e Namibe, conta com a participação de 16 países, distribuídos em quatro grupos:
- Grupo A: Côte d’Ivoire, Cabo Verde, RD Congo, Ruanda
- Grupo B: Tunísia, Nigéria, Camarões, Madagáscar
- Grupo C: Angola, Sudão do Sul, Guiné, Líbia
- Grupo D: Senegal, Egito, Mali, Uganda

A Seleção Nacional, com um plantel recheado de estrelas, nunca perdeu um Campeonato Africano disputado em casa. Basta recordar as edições de 1989, 1999 e 2007 todas conquistadas em solo angolano.
Angola detém já 11 títulos no Afrobasket e é a quarta vez que organiza este torneio, sendo que das três vezes que organizou o evento, saiu vencedora.
Algo que dá esperança para um 12º título conquistado em casa no ano das comemorações dos 50 anos de independência do país.
O jogo Angola vs Libia é o cartaz do dia, mas hoje há também outros jogos como Senegal–Uganda (Grupo D), Mali–Egipto (Grupo D) e Sudão do Sul–Guiné (Grupo C). Os jogos estão distribuídos entre Luanda e Namibe, no Sul do país.