• Lost Password?
  • Lost Password?

Caso “Man Gemas”, Laborinho pede mais de 10 milhões de Kwanzas de “Indemnização e Oito Anos de Prisão

O Tribunal de Comarca de Luanda, no Palácio Dona Ana Joaquina, começou a julgar Gelson Emanuel Quintas, conhecido como “Man Genas” e a sua esposa, Clementina Suzete, acusados pelo ex-ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, dos crimes de calúnia e difamação.

Laborinho requer que cada um dos arguidos seja condenado a oito anos de prisão efectiva e ao pagamento de uma indemnização acumulada de até 10 milhões de kwanzas, cerca de 5,5 milhões por cada um.

Os factos remontam ao ano de 2022, quando “Man Genas”, a partir de Moçambique, divulgou nas redes sociais acusações de que altas patentes da Polícia Nacional, do Serviço de Investigação Criminal e das Forças Armadas Angolanas estariam envolvidas no narcotráfico. O ex-ministro considera que as declarações causaram danos reputacionais graves, sobretudo entre os órgãos castrenses e no seio do MPLA.

Os acusados foram detidos em Janeiro de 2024, acusados também de associação criminosa, ameaça e instigação pública. O advogado de defesa, Gerson Bunga, alegou em tribunal que houve excesso de prisão preventiva, uma vez que os arguidos permaneceram detidos por mais de um ano e sete meses.

O Ministério Público rejeitou a alegação, explicando que “Man Genas” se encontra actualmente em liberdade, dado tratar-se de um processo de natureza particular.

O julgamento, que decorre sob forte dispositivo de segurança, poderá vir a arrastar-se, já que “Man Genas” enfrenta ainda outros processos-crime que poderão ser apreciados posteriormente.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário