• Lost Password?
  • Lost Password?

SIC Apresenta Cidadãos Russos e Angolanos por Alegados Crimes de Terrorismo

O serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou hoje a detenção de cinco pessoas, dois de nacionalidade russa e os restantes nacionais, suspeitos dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, terrorismo e financiamento ao terrorismo.

De acordo com o comunicado do SIC, após a detenção de três cidadãos nacionais, as diligências realizadas durante a investigação levaram também à detenção, na quinta-feira, em Luanda, de dois cidadãos russos, “por fortes indícios” da prática dos crimes acima referidos, pela suspeita de “recrutamento e financiamento de cidadãos nacionais para produção de matérias de propaganda e difusão de informações falsas nas redes sociais, promoção de manifestações e pilhagem”.

O SIC sublinha que “determinou a participação direta destes na associação criminosa com os nacionais, já detidos, sendo possível em sede da micro-operação realizada apreender diversos meios de prova, tais como: computadores de diversas marcas, cartões de memória, disco rígido externa, pen-drives, vários telemóveis, cartões SIM, diversos documentos e recibos de transferências financeiras para prática da atividade criminosa”.

Na mesma operação foram apreendidos valores monetários em dólares norte-americanos, kwanzas e rublos.

Na nota realça-se que o SIC está no encalço de outros suspeitos já identificados, que receberam os montantes em dólares norte-americanos e kwanzas, que seriam utilizados para financiamento de manifestações nas províncias de Luanda e Benguela.

Os três cidadãos nacionais foram detidos por crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, terrorismo e financiamento ao terrorismo.

De acordo com uma nota do SIC, o juiz de garantias decidiu restituir a liberdade a um terceiro angolano, mas mediante termo de identidade e residência, depois de ter sido detido na semana passada no âmbito do mesmo caso.

“Realçar que as nossas investigações determinaram que os cidadãos russos são operacionais da organização África Politology, que dentre várias missões a sua actividade visa promover campanhas de desinformação, manipulação da mídia local e infiltração em processos políticos, sobretudo, no fomento da subversão”, refere-se na nota do SIC.

A África Politology é uma das principais plataformas de desinformação no continente africano do Grupo Wagner, contingente paramilitar russo criado por Yevgeny Prigozhin.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário