O embaixador de Angola na Turquia, João Neto, solicitou, esta quinta feira, em Istambul, o apoio do Eximbank da Turquia para o financiamento de projectos de empresas turcas que queiram investir em Angola.
No encontro com o presidente do Conselho de Administração do Eximbank, Ali Guney, João Neto falou sobre as excelentes relações entre Angola e a Turquia e o interesse e a abertura ao mercado angolano por parte do governo de Angola em cooperar com empresas turcas em vários domínios, sendo um deles o corredor do Lobito.

O diplomata angolano, citado num comunicado de imprensa, afirmou que a Turquia é um parceiro importante para Angola em relação à implementação de projectos virados a diversificação da economia angolana, reconhecendo o potencial económico e empresarial turco, o que desperta ainda mais o interesse do nosso país na cooperação com a Turquia.
O embaixador deixou claro que a intenção é trabalhar com Eximbank da Turquia, no sentido de estimular potenciais clientes e empresários turcos interessados em investir em Angola, de modo a participarem na exploração dos vastos recursos que Angola possui.
Apontou ainda áreas como minas, petróleo e gás, agricultura, turismo e pescas.
Cooperação em vários domínios
Por sua vez, o CEO do Eximbank da Turquia, Ali Guney manifestou o interesse da sua instituição em cooperar na implementação de projectos ligados à Angola com financiamento de projectos de empresas turcas através de uma linha de crédito bancário, com envolvimento de bancos angolanos.