A Lobito Atlantic Railway (LAR) anunciou esta terça-feira um reforço da sua estrutura de governação com a nomeação de um novo Director Executivo e de um novo Presidente do Conselho de Administração, medida que marca a separação formal das duas funções de liderança.
A decisão surge numa fase crucial da expansão operacional da empresa e vem acompanhada da criação de um Comité Executivo e do fortalecimento da liderança do Conselho de Administração. O objectivo, segundo a LAR, é consolidar uma governação corporativa mais sólida e garantir maior eficácia estratégica.
O cargo de Director Executivo passa a ser ocupado por Nicholas Fournier, de nacionalidade francesa, que conta com mais de duas décadas de experiência internacional em gestão estratégica, operações e desenvolvimento de negócio. Mestre em Engenharia Mecânica pela Université Technologique de Compiègne, já desempenhou funções de liderança em empresas como a ADIT – GEOS Group, G4S – Allied Universal, KS Drilling e Transocean.

A presidência do Conselho de Administração é assumida por Alexandre Canas, membro fundador da LAR, com mais de 25 anos de experiência em liderança estratégica, gestão financeira e desenvolvimento de negócios em mercados como Brasil, Países Baixos, Moçambique, Reino Unido e Angola, onde exerce funções como Country Manager da Trafigura.
Na sua intervenção, Nicholas Fournier afirmou que “é uma honra assumir esta função na Lobito Atlantic Railway, empresa com um potencial extraordinário para transformar o transporte e o comércio de Angola e da região com o mundo”. O gestor francês destacou ainda o compromisso em “optimizar a capacidade e a eficiência do caminho-de-ferro concessionado à LAR e expandir as operações do Terminal de Minerais no Porto do Lobito”.
Por sua vez, Alexandre Canas considerou a nomeação “uma honra num momento tão decisivo para a empresa”. O novo presidente sublinhou a importância de “apoiar a equipa executiva, reforçar parcerias estratégicas e garantir o crescimento sustentável de longo prazo, beneficiando toda a região que a LAR serve em África”.
A nova configuração da empresa define responsabilidades de forma mais clara e, segundo a administração, reforça a missão da LAR de desenvolver infra-estruturas de transporte essenciais para a integração regional e o crescimento económico de Angola.
De realçar que a Lobito Atlantic Railway é um operador ferroviário angolano responsável pela modernização, manutenção e operação da linha férrea de mil e 300 quilómetros que liga o Porto do Lobito a Luau, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC). A concessão é válida por 30 anos e inclui ainda a gestão do Terminal de Minerais do Porto do Lobito.
De acordo com a LAR, a ligação entre Lobito e Kolwezi é a mais rápida e segura do continente africano, com um tempo de trânsito de apenas sete dias. A empresa transporta carga de qualquer cliente, apoiando tanto importações como exportações, e já beneficia diversas empresas mineiras congolesas produtoras de metais críticos.