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LAR Reforça Estrutura com Separação das Funções de Director Executivo e Presidente do Conselho de Administração

A Lobito Atlantic Railway (LAR) anunciou esta terça-feira um reforço da sua estrutura de governação com a nomeação de um novo Director Executivo e de um novo Presidente do Conselho de Administração, medida que marca a separação formal das duas funções de liderança.

‎A decisão surge numa fase crucial da expansão operacional da empresa e vem acompanhada da criação de um Comité Executivo e do fortalecimento da liderança do Conselho de Administração. O objectivo, segundo a LAR, é consolidar uma governação corporativa mais sólida e garantir maior eficácia estratégica.

‎O cargo de Director Executivo passa a ser ocupado por Nicholas Fournier, de nacionalidade francesa, que conta com mais de duas décadas de experiência internacional em gestão estratégica, operações e desenvolvimento de negócio. Mestre em Engenharia Mecânica pela Université Technologique de Compiègne, já desempenhou funções de liderança em empresas como a ADIT – GEOS Group, G4S – Allied Universal, KS Drilling e Transocean.

A presidência do Conselho de Administração é assumida por Alexandre Canas, membro fundador da LAR, com mais de 25 anos de experiência em liderança estratégica, gestão financeira e desenvolvimento de negócios em mercados como Brasil, Países Baixos, Moçambique, Reino Unido e Angola, onde exerce funções como Country Manager da Trafigura.

‎Na sua intervenção, Nicholas Fournier afirmou que “é uma honra assumir esta função na Lobito Atlantic Railway, empresa com um potencial extraordinário para transformar o transporte e o comércio de Angola e da região com o mundo”. O gestor francês destacou ainda o compromisso em “optimizar a capacidade e a eficiência do caminho-de-ferro concessionado à LAR e expandir as operações do Terminal de Minerais no Porto do Lobito”.

‎Por sua vez, Alexandre Canas considerou a nomeação “uma honra num momento tão decisivo para a empresa”. O novo presidente sublinhou a importância de “apoiar a equipa executiva, reforçar parcerias estratégicas e garantir o crescimento sustentável de longo prazo, beneficiando toda a região que a LAR serve em África”.

‎A nova configuração da empresa define responsabilidades de forma mais clara e, segundo a administração, reforça a missão da LAR de desenvolver infra-estruturas de transporte essenciais para a integração regional e o crescimento económico de Angola.

‎De realçar que a Lobito Atlantic Railway é um operador ferroviário angolano responsável pela modernização, manutenção e operação da linha férrea de mil e 300 quilómetros que liga o Porto do Lobito a Luau, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC). A concessão é válida por 30 anos e inclui ainda a gestão do Terminal de Minerais do Porto do Lobito.

‎De acordo com a LAR, a ligação entre Lobito e Kolwezi é a mais rápida e segura do continente africano, com um tempo de trânsito de apenas sete dias. A empresa transporta carga de qualquer cliente, apoiando tanto importações como exportações, e já beneficia diversas empresas mineiras congolesas produtoras de metais críticos.

Escrito Por
Redação Portal Zango
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