• Lost Password?
  • Lost Password?

Ex-presidente do Parlamento Ucraniano Assassinado a Tiro em Lviv

O ex-presidente do Parlamento da Ucrânia Andriy Parubiy foi morto a tiros na cidade de Lviv, no oeste do país, neste sábado (30). Segundo o gabinete do procurador-geral do país, um atirador disparou várias vezes contra Parubiy, que morreu no local. O agressor fugiu, e as buscas começaram.

Parubiy tinha 54 anos e era membro do Parlamento. Ele presidiu a Casa entre Abril de 2016 e Agosto de 2019 e foi um dos líderes dos protestos realizados em 2013 e 2014 que pediam laços mais estreitos com a União Europeia.

Foi também secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia entre Fevereiro e Agosto de 2014, período em que começou o conflito no leste do país e quando a Rússia anexou a península da Crimeia.

As autoridades não deram nenhuma indicação imediata de que o assassinato tivesse ligação directa com a guerra da Rússia e Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse na noite de domingo (31) que um suspeito foi preso pelo assassinato do ex-presidente do parlamento Andriy Parubiy, um crime que abalou o país devastado pela guerra.

“O suspeito deu um testemunho inicial”, disse Zelensky no aplicativo de mensagens Telegram.

“Acções investigativas urgentes estão em andamento para estabelecer todas as circunstâncias deste assassinato.” O suposto atirador foi detido durante a noite na região de Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia, afirmou o ministro de Assuntos Internos, Ihor Klymenko, no Telegram.

“Muitos detalhes não podem ser compartilhados neste momento”, segundo Klymenko. “Direi apenas que o crime foi cuidadosamente planeado, os movimentos da vítima foram estudados, uma rota foi mapeada e um plano de fuga foi pensado”, afirmou.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário