• Lost Password?
  • Lost Password?

Filme Angolano “Por Jade” Homenageado em França

A longa metragem angolana “Por Jade” , que atravessou fronteiras com distinções em Portugal, Hungria e Grécia, desta vez, vai ser homenageada em França, durante a gala “Angola Art”, a bordo do barco Rooftop lá Seine.

O evento organizado pela Kizomba. Fr, com apoio do sector cultural da comunidade do Consulado Geral de Angola em França, visa juntar as comunidades angolanas de outros estados membros, num momento de confraternização.

A cerimônia vai ter como oferta da casa a gastronomia angolana e contará igualmente com um show ao vivo do músico Kanda.

Segundo o realizador Tadisi Baruch, a iniciativa surgiu dos amigos Marley, Freddy e Edson Tecas, que pretendiam criar um espaço de formação da cultura angolana em Paris. “O objectivo é a divulgação da arte angolana para cidadãos de diferentes países alusivo ao dia do Herói Nacional”.

Para Tadisi Baruch, o cinema angolano tem dado passos importantes, fruto de muita determinação por parte de jovens cineastas que têm combinado talento e baixos custos de produção. “Um dos grandes desafios foi a aceitação do cinema nacional como o de outros países, mas a resiliência permitiu-nos acreditar que chegaremos mais longe”.

O filme protagonizado por Marta Tomás e Milton Kilandambuca, retrata a história de Suzana, uma jovem angolana extrovertida que se apaixona por Baraky, um comerciante maliano radicado em Angola. Três anos depois, Baraky tem de regressar ao Mali para lidar com questões relacionadas com uma herança de família.

Suzana resolve acompanhar o marido e filha Jade. Uma vez no Mali, Suzana descobre que é a quarta esposa de Bakary e vê-se obrigada a morar na mesma casa com as outras mulheres. A partir daí surgem os conflitos culturais, de costumes e a necessidade de Suzana defender seus direitos e os da filha.

Importa lembrar que o filme, “Por Jade” venceu a terceira edição do Festival Unitel Angola Move em Luanda.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário