• Lost Password?
  • Lost Password?

Burkina Faso, Mali e Níger Abandonam Tribunal Penal Internacional

Os três países do Sahel, Burkina Faso, Mali, e Níger governados por juntas militares, anunciaram a sua saída do Tribunal Penal Internacional (TPI).

Segundo os três países da região “A instância jurídica global pratica uma justiça selectiva” favorecendo os poderes neocolonialistas. Em declaração conjunta, os três países que integram a Aliança dos Estados do Sahel afirmaram que a decisão faz parte do desejo de “afirmar plenamente a sua soberania”.

“O TPI provou ser incapaz de lidar e processar crimes de guerra comprovados, crimes contra a humanidade, crimes de genocídio e crimes de agressão”, acrescentaram, em comunicado, os três Estados.

O Burkina Faso, Mali e Níger declararam ainda que desejam estabelecer “mecanismos endógenos para a consolidação da paz e da justiça” e esperam criar, em breve, um Tribunal Penal do Sahel.

Todavia, a saída de um Estado só entra em vigor um ano após a apresentação oficial do pedido ao Secretário-Geral da ONU.Fundado em 2002, o Tribunal Penal Internacional tem como missão processar os autores dos crimes graves cometidos no mundo, quando os países não têm vontade ou capacidade para o fazer.

O Mali é um dos principais países africanos em reservas de ouro e lítio, o Níger em reservas de urânio e Burkina Faso em reservas de ouro.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário