• Lost Password?
  • Lost Password?

UNAC-SA realiza em Outubro Primeiro Congresso Nacional das Artes

O I Congresso Nacional das Artes vai ser realizado, na cidade de Luanda, nos dias 22 e 23 de Outubro do corrente ano, uma iniciativa da União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC–SA).

O anúncio foi feito, em Luanda, nesta quarta-feira, 24 de Setembro, pelo presidente da Comissão Directiva da UNAC-SA, Zeca Moreno, durante uma conferência de imprensa, realizada no auditório do Royal Plaza Hotel (Talatona).

De acordo com Zeca Moreno, o Congresso, enquadrado nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a ser assinalado a 11 de Novembro, vai decorrer sob o lema “A cultura é a Nossa Identidade, A Arte a Nossa Força”. Durante o certame está prevista a reflexão e discussão em torno de temas centrais e transversais das artes.

O presidente da UNAC-SA avançou que mais de 400 delegados, das 21 províncias do país, vão reflectir sobre o papel das artes em Angola, ao longo dos 50 anos da Independência, durante o Congresso, que vai contar igualmente com a participação de 200 convidados.

Zeca Moreno afirmou que o objectivo do Congresso é reunir instituições culturais de dimensão nacional, académicos, artistas, políticos, jornalistas e entidades eclesiásticas, para reflectir sobre o papel das artes em Angola.

O responsável e organizador do evento frisou que também se pretende analisar a implementação do Decreto Presidencial n° 15, de 11 de Janeiro de 2010, sobre a Política Cultural da República de Angola.

O Congresso vai contar com a participação de convidados internacionais, residentes no país e no exterior, e deverá culminar com a aprovação da Declaração de Luanda sobre as Artes.

O certame tem o apoio da Comissão Multissectorial do Governo, da União dos Escritores Angolanos, da Associação Nacional do Teatro, da Associação Nacional de Dança, da União Nacional dos Artistas Plásticos, da Comissão da Carteira Nacional dos Artistas e da Associação dos Profissionais de Cinema e Audiovisual.

Entre os convidados constam a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a EGC de Cabo Verde.

A UNAC-SA foi proclamada a 9 de Setembro de 1981, por artistas angolanos, da especialidade de Música, Teatro e Dança, estando no presente associados os Audiovisuais. Sendo uma entidade pública de gestão colectiva, foi criada com a finalidade do exercício e gestão dos Direitos de Autor e Conexos, de autores, artistas (intérpretes ou executantes) e produtores, estritamente ligados à música, dança, teatro e audiovisual.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário