O Instagram alcançou três bilhões de usuários activos mensais. O anúncio foi feito pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg e o chefe da plataforma, Adam Mosseri. O número representa um salto significativo em relação a 2018 quando o aplicativo havia registrado um bilhão de consumidores.
Em uma publicação no próprio Instagram, na passada quarta-feira, 24, Mosseri afirmou que o crescimento recente foi impulsionado principalmente por mensagens directas, Reels e recomendações de conteúdo. Esse elementos devem continuar no centro da estratégia da empresa nos próximos meses, segundo o TechCrunch.
Novos recursos para personalizar o Feed
Diante disso, a plataforma quer iniciar testes de ferramentas para permitir maior controlo sobre o algoritmo que sugere conteúdos no Reels. Os usuários poderão escolher ou remover tópicos sugeridos pelo aplicativo, ajustando a experiência de acordo com seus interesses.
Entre os exemplos citados por Mosseri estão temas como futebol americano universitário, fotografia e xadrez. Caso o usuário perca interesse em determinado assunto, poderá excluir esse tópico das recomendações.
A plataforma também estuda mudanças na barra de navegação, substituindo o botão de upload de conteúdo por um acesso directo às mensagens privadas, de acordo com o TechCrunch.
Enquanto isso, a Meta segue enfrentando processos sobre práticas consideradas anticompetitivas relacionadas às aquisições do WhatsApp e do próprio Instagram.
Documentos internos mostram que Zuckerberg demonstrou preocupação com a ascensão do Instagram em relação ao Facebook, especialmente diante da queda de popularidade da rede social entre adolescentes.

