A multinacional chinesa Huawei vai instalar, em Angola, um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com o objectivo de explorar novas tecnologias em parceria com as principais universidades angolanas.
A informação foi avançada na quinta-feira, 2 de Outubro, pelo diretor-geral da Huawei para os Países Lusófonos na Região da África Subsaariana, António Hou, que falava à
imprensa após ser recebido em audiência pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ao presidente da Huawei para a Região Subsaariana, Hover Gao.
“A Huawei Angola vai continuar a contribuir para o acesso universal de Internet na Educação, Saúde, e, sobretudo, para as novas tecnologias”, assegurou António Hou, sublinhando que a tecnologia não deve ser vista como um privilégio.
“A tecnologia é para todos e a Huawei não está a deixar ninguém para trás”, acrescentou o director-geral da multinacional chinesa, que esclareceu não haver, ainda, uma estimativa do valor do investimento, em virtude de estar em análise.
“Como este ano já inauguramos a Academia da Huawei para toda a África, esta será a segunda iniciativa que vamos fazer dentro do ano. Vamos colaborar com as melhores universidades de Angola”, acentuou, para em seguida acrescentar que a localização da infra-estrutura será definida e a meta é que, até 2027, sete mil talentos angolanos sejam formados em termos de conectividade e inteligência artificial.
O responsável chinês elogiou, também, o desempenho dos angolanos que participam nos programas de formação da Huawei, e assegurou que, este mês, os cinco melhores estudantes vão para a China, onde devem beneficiar de uma qualificação em tecnologias de informação e comunicação.
“Vão para a China, porque estes estudantes são os melhores na competição da Huawei em tecnologia de informação e comunicação”, justificou António Hou.