• Lost Password?
  • Lost Password?

Poeta e Historiadora Angolana Ana Paula Tavares Conquista Prémio Camões 2025

A Escritora, poeta e historiadora angolana, Ana Paula Tavares, conquistou nesta quarta-feira o Prémio Camões 2025, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa.

Concedida por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e pelo governo de Portugal. A decisão ocorreu em uma reunião virtual do júri, que é composto por membros brasileiros, portugueses, angolanos e moçambicanos.

Segundo o júri, o Prémio foi atribuído à “escritora angolana Ana Paula Tavares, distinguindo a sua fecunda e coerente trajectória de criação estética e, em especial, o seu resgate de dignidade da Poesia”.

Ele sublinhou ainda que, “com a dicção do seu lirismo sem concessões evasivas e com os livres compromissos da produção em crónica e em ficção narrativa, a obra de Ana Paula Tavares ganha também relevante dimensão antropológica em perspectiva histórica”.

O valor da premiação é de 100 mil euros, um dos maiores valores do mundo entre os prémios literários.

Ana Paula Tavares nasceu na província da Huíla, em 1952. O início da graduação em história foi na Faculdade de Letras do Lubango, actual Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla.

A mudança para Portugal foi em 1992, onde terminou o curso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lá mesmo fez mestrado em Literaturas Africanas. Mais tarde, completou doutoramento em antropologia na Universidade Nova de Lisboa. Actualmente, leciona na Universidade Católica de Lisboa.

A escritora recebeu ainda o Prêmio Nacional de Cultura e Artes de na categoria literatura, em 2007, pelo livro “Manual para amantes desesperados”, as obras da autora estão presentes em antologias publicadas em países como Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha e Suécia.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário