• Lost Password?
  • Lost Password?

Ministério Público Pede Absolvição de General Kopelipa e Condenação de General Dino

O Ministério Público angolano pediu, nesta sexta-feira, a condenação do general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” e a absolvição parcial do general Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, antigo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por considerar que não existem provas suficientes para sustentar a maioria das acusações que lhe eram imputadas.

‎O pedido foi formulado pelo procurador Lucas Ramos durante as alegações finais do julgamento do denominado “caso dos generais”, um dos processos judiciais mais mediáticos dos últimos anos, envolvendo duas das figuras mais influentes do período presidencial de José Eduardo dos Santos.

‎De acordo com o Ministério Público, não foi possível comprovar os crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa e abuso de poder, inicialmente apontados a Kopelipa.

Por essa razão, o órgão de acusação solicitou a sua absolvição desses ilícitos, mantendo apenas o pedido de condenação pelo crime de tráfico de influências, por existirem “indícios bastantes” quanto à sua prática.

‎Em sentido oposto, o procurador requereu a condenação de “Dino”, bem como dos co-arguidos , Yiu Haiming e Fernando Gomes dos Santos, pelos crimes de falsificação de documentos, burla por defraudação, tráfico de influências e branqueamento de capitais.

As alegações do Ministério Público decorreram ao longo de cerca de três horas e marcaram uma das fases finais do julgamento.

A leitura da sentença está prevista para os próximos dias.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário