Angola conquistou a medalha de ouro na categoria de Melhor Design Exterior do pavilhão nacional na Exposição Mundial de Osaka 2025, cuja cerimónia de encerramento teve lugar esta segunda-feira, no Japão.
De acordo com uma nota enviada ao JA Online, a comissária-geral do Pavilhão de Angola, Albina Assis, destacou que a Expo de Osaka representou uma oportunidade ímpar para o reforço das relações cordiais entre países de diferentes continentes, constituindo-se como uma verdadeira “porta do mundo que se abre para África”.

O evento serviu de plataforma para a divulgação da cultura, história, turismo, gastronomia, oportunidades de investimento e iniciativas de desenvolvimento sustentável de Angola, num espaço onde estiveram representados 165 países.
Sob o lema “Projectando a Sociedade Futura para as Nossas Vidas”, a Expo Osaka 2025 superou as expectativas de audiência, ao receber mais de 28 milhões de visitantes durante os 184 dias de exibição.
Na categoria de Melhor Design Exterior, a Argélia e a Índia ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares. A distinção atribuída a Angola foi, segundo Albina Assis, “resultado da dedicação e do empenho de uma equipa de jovens talentosos que criaram as condições necessárias para cativar os visitantes e exaltar, dignamente, o nome do país na mostra”.
A responsável salientou ainda que, apesar dos contratempos registados durante o certame, “o Pavilhão de Angola manteve a sua qualidade, que atraiu um número expressivo de visitantes pela sua fachada, interior, diversidade e pelas manifestações da cultura angolana contemporânea e tradicional”.
“Modéstia à parte, somos merecedores deste prémio. Está a ser um ano de vitórias para Angola: começámos com o basquetebol e continuamos com a Expo”, afirmou Albina Assis.
A Expo Osaka 2025 decorreu entre 13 de Abril e 13 de Outubro, e o prémio agora conquistado reforça o prestígio de Angola no panorama internacional.


