Criado em 2024 como um projecto para transformar dados em insights e resoluções de problemas, o Laboratório de Dados da Nestlé Brasil contou, por meio da plataforma Data Fast Track (DFT), com mais de USD 12 milhões em ganhos com eficiência, produtividade e resolução de problemas.
O DFT utiliza análise de dados e Inteligência Artificial para transformar desafios de negócio em oportunidades concretas.
O objectivo do programa é testar hipóteses, optimizar investimentos e acelerar decisões estratégicas em diferentes áreas da companhia, como Vendas, Supply e Logística.
“Com a expansão do Data Fast Track para outras áreas do negócio, houve uma mudança significativa na cultura de experimentação com dados dentro da Companhia. Se antes, o DataLab não era considerado como parceiro estratégico para resolução de problemas das unidades, hoje o engajamento cresceu exponencialmente”, afirma Brunno Ragonha, director de Data Science & Analytics da Nestlé Brasil.

Em ciclos de oito semanas, equipas multidisciplinares — compostas por gestores de produto, engenheiros e cientistas de dados — colaboram com diferentes unidades da empresa para testar e validar ideias rapidamente.
A metodologia “Fail Fast, Learn Fast” incentiva a experimentação contínua, permitindo que a Nestlé se adapte com rapidez às mudanças do mercado e às necessidades dos consumidores.
O programa segue um processo estruturado: primeiro, são captadas oportunidades por meio de uma plataforma centralizada, garantindo organização e transparência.
Em seguida, áreas envolvidas avaliam colaborativamente se o melhor caminho é desenvolver uma Prova de Conceito (PoC) ou um Produto Mínimo Viável (MVP). A liderança prioriza as iniciativas com base em impacto, viabilidade e alinhamento estratégico. Após aprovação, equipes multidisciplinares dedicam-se a entender profundamente os problemas e desenvolver soluções inovadoras, com entregas frequentes e validações contínuas.
No primeiro ano, foram realizadas sete provas de conceito, das quais três evoluíram para business cases com investimentos planeados, e um projecto caminha para se tornar um pilar estratégico na Logística Física.
Entre os cases de sucesso, destaca-se o Supply Compras, que identificou economia potencial de até mais de USD 183 mil dólares ao optimizar a concentração de compras de caixas de papelão e embalagens flexíveis.
Outro exemplo é o Supply Logística Física, que aplica ciência de dados para aprimorar a estratégia de contratação de fretes spot. O projecto é tão promissor que a criação de uma estrutura dedicada na área está em análise, mostrando o potencial do DFT de transformar pilotos em iniciativas estratégicas.
Além dos ganhos financeiros, o programa está promovendo mudança cultural. A iniciativa demonstra que ciência de dados e IA podem apoiar decisões estratégicas, estimular a colaboração e capacitar colaboradores a experimentar, inovar e buscar soluções criativas para desafios cotidianos.
Fonte: forbes.com.br

