Mais de uma centena de estudantes, na sua maioria do sexo feminino, voltaram a desmaiar nas salas de aula do Instituto Politécnico de Administração e Gestão (IPAG) n.º 395, na cidade de Caxito, província do Bengo, relançando a preocupação de pais, encarregados e autoridades sanitárias locais.
O fenómeno, que já tinha levado à suspensão temporária das aulas na semana passada, registou novo pico na segunda-feira, 20 de Outubro, com pelo menos 50 novos casos de desmaios, após outros 70 episódios terem ocorrido na quarta e quinta-feira anteriores.

Segundo informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, equipas técnicas especializadas em controlo ambiental e sanitário estão a trabalhar no local em coordenação com os serviços de saúde, que continuam a investigar as causas dos incidentes.
A situação tem “tirado o sono de estudantes, pais e encarregados”, que manifestam crescente preocupação com o regresso dos desmaios em menos de 24 horas de aulas. O cenário já provocou um aumento do absentismo escolar, sobretudo na manhã desta terça-feira, 21.
Depois da primeira onda de casos, as autoridades realizaram uma desinfestação completa na unidade escolar, mas o reaparecimento do fenómeno reforça as suspeitas de que as causas possam estar associadas a factores psicológicos, ambientais ou de saúde pública ainda não determinados.
Continuamos a envidar esforços para ouvir a Direcção Provincial da Educação do Bengo e outras entidades competentes sobre o assunto.

