O Pacote Estudante do Banco de Comércio e Indústria vai proporcionar cem bolsas internas para estudantes universitários, com benefícios estratégicos de crédito estudantil facilitado destinado ao pagamento de propinas e seguro de propinas, incluídos no CEU (Cartão Estudante Universitário).
A informação foi divulgada na abertura do lançamento oficial da startup CEU, no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, em Luanda.
Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e o Banco de Comércio e Indústria, com o objectivo de garantir a continuidade acadêmica dos estudantes universitários.
De acordo com o ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, o CEU é uma plataforma integrada idealizada e desenvolvida pela startup Ombala Invest, com o apoio institucional do MESCTI e da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola, e financiada pelo BCI. A plataforma vai incorporar três funções principais que vão incidir directamente na vida dos estudantes.
Além de beneficiar de um cartão de identidade estudantil com validade nacional, que legitima formalmente a condição de estudante universitário em todo o território nacional, os estudantes também vão receber um cartão de débito e descontos nas redes comerciais ligadas à rede.
O ministro destacou que “o cartão bancário vai permitir o acesso aos serviços financeiros essenciais e o cartão de descontos comerciais vai oferecer 50 por cento de descontos em produtos e serviços prestados por empresas e parceiros da rede CEU”.
Por sua vez, o administrador executivo do BCI, Jardel Duarte, informou que o banco disponibilizou cerca de sete milhões de kwanzas para apoiar os estudantes em pagamentos de propinas, alimentação e hospedagem a nível interno.
“Ele pode ter acesso directo se for trabalhador e estudante, e se for apenas estudante precisará de um avalista, ou seja, alguém que possa assumir as suas responsabilidades”, esclareceu.
Para ter acesso aos cartões da rede CEU, os estudantes devem dirigir-se aos balcões do BCI, acompanhados do cartão de estudante e do bilhete de identidade, e proceder à abertura de conta, que está isenta de custos financeiros.
Vale ressaltar que as bolsas são destinadas somente aos estudantes internos e em todas as universidades do país.

