O Presidente da República, João Lourenço, vai condecorar no próximo dia 6 de Novembro, no Hotel Intercontinental, em Luanda, os signatários dos Acordos de Alvor, no quadro das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
De acordo com a Lei n.º 2/25, de 18 de Março, os históricos líderes Agostinho Neto, Álvaro Holden Roberto e Jonas Savimbi serão agraciados com a Medalha Classe Independência, distinção que reconhece o papel determinante de cada um na assinatura dos Acordos de Alvor, firmados em Portugal, que marcaram o caminho para a proclamação da independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
O anúncio da homenagem foi feito pelo Titular do Poder Executivo durante o seu discurso sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional, e gerou reacções amplamente positivas dentro e fora do país. Diversos sectores da sociedade angolana e observadores internacionais consideraram o gesto como um sinal de reconciliação histórica e valorização da memória nacional.
Para além da Classe Independência, o Chefe de Estado vai também outorgar a Medalha Classe de Honra, distinção que incluirá o Presidente José Eduardo dos Santos e outros nacionalistas africanos que, no espírito de solidariedade continental, contribuíram de forma directa ou indirecta para a libertação de Angola do jugo colonial.
Este acto simbólico reforça o compromisso do Estado angolano com a preservação da memória histórica, o resgate dos valores da unidade nacional e o reconhecimento do contributo de todos aqueles que, de diferentes frentes, tornaram possível a independência do país.

