• Lost Password?
  • Lost Password?

Novembro Azul e a Luta no Combate ao Cancro da Próstata

Durante o mês de Novembro, marcado pela campanha Novembro Azul, o foco volta-se para a saúde masculina e, em especial, para o cancro da próstata uma doença que se origina no crescimento descontrolado de células da próstata. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cancro da próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no mundo, com mais de 1,5 milhões de novos casos por ano.

Em Angola, foram registados mais de 800 casos em um ano após cerca de oito mil exames de rastreios realizados em vários hospitais do país segundo o Ministério da Saúde. E em cada dez pacientes com cancro da próstata, sete chegam ao Instituto de Controlo do Câncer já com a doença em estágio avançado” Mesmo com bons índices de cura quando detectado cedo, continua a ser uma ameaça significativa. Por isso, conhecer os riscos, os sintomas e adoptar uma atitude preventiva pode fazer a diferença.

As causas do cancro de próstata envolvem o envelhecimento, sendo mais comum após os 50, 60 anos, e a hereditariedade (histórico familiar). Outros factores de risco incluem hábitos de vida não saudáveis, como dieta inadequada rica em gorduras, uso de tabaco, consumo excessivo de álcool e obesidade.

A etnia também pode influenciar, com maior incidência em homens de ascendência africana e falta de cultura do rastreio em países com menores recursos.

Os sintomas estão normalmente na dificuldade e na fraca velocidade ao urinar, necessidade frequente de urinar especialmente à noite, sangue na urina ou no sêmen, dor na região da pelve ou da coluna (em casos mais avançados).

É importante ressaltar que maior parte dos casos no início não apresentam sintomas, por isso o rastreio é fundamental. O mesmo é realizado na base de toque rectal e exame de sangue, quando mostra níveis elevados podem indicar a doença, mas não são conclusivos, o diagnóstico definitivo é realizado após a identificação de alterações nos exames iniciais.

O seu tratamento depende do estágio do cancro, podendo ser em base de cirurgia, radioterapia, terapia hormonal ou outros medicamentos para retardar o crescimento do cancro, mas a cura é possível em casos diagnosticados precocemente, com mais de 90 por cento de chance.

Velar pela educação sobre o cancro da próstata, adoptar um estilo de vida saudável na base de alimentação equilibrada, actividade física, evitar tabaco, consumo excessivo de álcool, promover rastreios e sensibilização é a melhor forma de prevenção.

O Novembro Azul é uma oportunidade anual de reforçar esta mensagem: que todos os homens e também mulheres (que podem incentivar)assumam a responsabilidade pela saúde masculina. Se você tem 50 anos ou mais (ou 45 anos com histórico familiar), marque uma consulta de rastreio com seu médico.

Não espere que “amanhã” chegue, quanto mais cedo for a acção, maior a chance de resultados positivos. Compartilhe esta informação, participe das campanhas de Novembro Azul e ajude a transformar conhecimento em prevenção.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário