• Lost Password?
  • Lost Password?

Angolano Tadisi Nsangu Baruch Destaca-se no Cinema Lusófono

Tadisi Nsangu é um nome que começa a destacar-se no panorama cinematográfico lusófono, ao levar a cultura angolana para além-fronteiras.

Natural de Luanda, o cineasta revela que a sua veia artística surgiu desde tenra idade.
“Essa paixão, aliada à curiosidade e ao interesse pela edição de vídeo, levou-me a transformar um simples passatempo num projecto sólido”, afirma.

Em 2018, partiu para França com um propósito académico, onde concluiu o mestrado e se estabeleceu profissionalmente como técnico audiovisual numa grande instituição pública francesa.

O filme que catapultou Tadisi para o reconhecimento internacional chama-se “Por Jade”, a obra narra a história de Suzana, uma jovem angolana que se apaixona por um cidadão maliano e descobre, já casada, que é a quarta esposa do marido — um confronto entre o amor e as tradições.

O filme tem sido amplamente aclamado, participando em diversos festivais internacionais e conquistando prémios importantes em Angola, Grécia e Portugal.

Laços com os PALOP e a diáspora

A presença de Tadisi nos festivais tem-lhe permitido criar uma rede sólida com cineastas de países lusófonos.

“Sempre que encontro alguém que fala português de Moçambique, Cabo Verde, Portugal ou Brasil sinto-me em casa. Temos feito muitas trocas de experiências”, destaca.

Apesar do sucesso, o realizador afirma que a sua caminhada “ainda está a começar”. O próximo grande desafio será a continuação da história que o consagrou.

Tadisi acompanha de perto o que acontece no seu país natal, especialmente nas áreas da cultura e do cinema.

Reafirma que Angola está num bom caminho, sublinhando que “o cinema angolano começa a ganhar visibilidade nível internacional”.

O regresso a Angola, segundo ele, é uma certeza:
“Não há lugar no mundo melhor do que o nosso país. Mesmo com dificuldades, é em Angola que me sinto verdadeiramente em casa.”

Tadisi Nsangu Baruch nasceu a 14 de Outubro de 1984. É licenciado em Cinema e Televisão pela Universidade Metropolitana de Angola e mestre em Técnica Audiovisual e Realização Cinematográfica pela EICAR — Escola Internacional de Cinema e Realização, em Paris.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário