Lucas Narciso Pimenta Ricardo, especialista angolano em comércio internacional, em fim de estágio no Programa anual de formação para Jovens Profissionais (Young Professionals Programme) da Organização Mundial do Comércio (OMC), foi recebido, recentemente, em audiência pela embaixadora Ana Maria de Oliveira e Representante Permanente de Angola junto dos Escritório das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais, em Genebra.
Lucas Ricardo, de 27 anos de idade, foi o primeiro jovem angolano a integrar o Programa anual de formação para Jovens Profissionais da OMC.
O recém formado destacou o processo de selecção como competitivo e composto por três fases eliminatórias, inicialmente com envio do currículo e carta de motivação, prova escrita sobre temas ligados ao comércio internacional e entrevista oral com perguntas técnicas e comportamentais.
“Mais de cinco mil candidatos concorreram às 19 vagas que foram disponibilizadas para o ano de 2025. Após este rigoroso processo, tive a honra de ser seleccionado”, explicou.
Durante a conversa com a Embaixadora, Lucas Ricardo manifestou o desejo de regressar a Angola e colocar as suas competências ao serviço do país.
Por sua vez, a Representante Permanente de Angola junto da ONU em Genebra valorizou a disponibilidade demonstrada, tendo realçado a importância dos jovens quadros angolanos formados no exterior.
A diplomata sublinhou igualmente a presença do jovem formando na Missão Permanente de Angola como relevante e o reconhecimento dado à valorização do capital humano, bem como o papel da diplomacia junto da diáspora, na perspectiva de que todos contam para Angola onde quer que se encontrem.
Lucas Narciso Pimenta Ricardo é licenciado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil) e mestre em Direito do Comércio e Investimento Internacional pela Universidade de Berna (Suíça).
Iniciou a sua trajectória profissional em organizações económicas internacionais sediadas em Genebra, nomeadamente no Centro de Comércio Internacional (ITC) e na ONU – Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), onde actuou como consultor entre 2023 e 2024.
Estas experiências permitiram-lhe desenvolver competências técnicas e operacionais que reforçaram a sua candidatura ao Young Professionals Programme da OMC.
O Programa de Jovens Profissionais da OMC foi lançado em 2016 como uma oportunidade para jovens profissionais qualificados de países em desenvolvimento e menos desenvolvidos membros da OMC aprimorarem seus conhecimentos sobre a OMC e questões de comércio internacional.
O programa visa atrair profissionais de membros sub-representados no Secretariado da OMC. Os participantes do Programa podem, consequentemente, aumentar suas chances de serem recrutados pela OMC e/ou outras Organizações regionais e internacionais.
O Programa faz parte dos esforços do Secretariado da OMC para aumentar a diversidade e ampliar a representatividade dos membros, sendo destinado a jovens até 32 anos, com pelo menos dois anos de experiência profissional relevante para o mandato da OMC.
Com objetivo de fomentar a representação de países sub-representados no quadro de funcionários da Organização, para que, futuramente, estes possam contribuir para o sistema multilateral de comércio, seja dentro da OMC, noutras Organizações Internacionais (OIs) ou ao serviço dos seus respectivos governos.

