O combate ao tráfico de combustíveis registou uma baixa de 70 por cento, em 2025, graças ao reforço das acções pelas forças de Defesa e Segurança, resultando na recuperação, até ao ano passado, de bens envolvidos e mais de sete milhões de litros de combustíveis, avaliados em mais de cinco mil milhões de kwanzas.
Nos últimos onze meses, aproximadamente 5,5 milhões de litros de combustível foram apreendidos em todo o país como parte da luta contra o contrabando de produtos petrolíferos, a imigração ilegal, a pesca e o tráfico ilícito de minerais estratégicos.
Este valor inclui mais de 2,10 milhões de litros de gasolina, 3,2 milhões de litros de diesel e 266 mil 912 litros de óleo de iluminação.
As operações também resultaram na prisão de mil e nove indivíduos supostamente envolvidos no contrabando de combustível, incluindo cidadãos estrangeiros com status de imigração irregular.

Os dados foram divulgados na quinta-feira, na cidade de Soyo, Província do Zaire, pelo Ministro de Estado e Chefe do Gabinete Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, no final da reunião de revisão da Comissão Interministerial de Combate ao Contrabando de Combustível, Imigração Ilegal e Pesca e Tráfico Ilícito de Minerais Estratégicos.
Segundo ele, entre setembro de 2024 e o primeiro trimestre do ano atual, foram apreendidos 76 veículos, 36 motocicletas e 206 embarcações que foram usados para contrabandear produtos petrolíferos para o país vizinho, a República Democrática do Congo (RDC).
Durante o mesmo período, 167 geradores de energia, 172 holofotes, 20 cópias de licenças, quatro bóias de arenque, 44 pastas de documentos e outros equipamentos usados na pesca ilegal também foram confiscados, muitos deles em áreas próximas a plataformas petrolíferas.
Em relação ao tráfico ilícito de minerais estratégicos, Francisco Furtado revelou a apreensão de 22 mil 879 diamantes suspeitos, 15 barras e 391 gramas de ouro, três mil toneladas de quartzo, três pedras de rubi, 350 dentes de marfim e cinco garrafas de urânio.
O Ministro de Estado enfatizou que esses resultados se devem ao cumprimento de diretrizes de nível superior, reflectidas na implementação de medidas coordenadas entre as várias agências ministeriais que operam nas províncias fronteiriças.
A Comissão Interministerial de Combate ao Contrabando de Combustível, Imigração Ilegal e Pesca e Tráfico Ilícito de Minerais Estratégicos foi criada por decreto presidencial com o objetivo de acabar com as práticas que prejudicaram o país há anos, especialmente a economia.

