A Seleção Nacional sénior masculina de andebol estreia-se hoje na 27.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), em jogo da primeira jornada do Grupo B, no Pavilhão BK Arena, a partir das 11h00 (hora de Angola).
O sete nacional pretende melhorar o oitavo lugar alcançado na edição passada, disputada na cidade do Cairo, em 2022. Para entrar com o pé direito no evento continental, os comandados de Filipe Cruz sabem que devem condicionar as principais unidades da seleção do Uganda e explorar as suas melhores características.
Em declarações à imprensa, o presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral “Maninho”, afirmou não ter dúvidas de que a seleção fará uma campanha exemplar no Africano, sublinhando que todas as condições foram asseguradas.
Durante a preparação realizada na região de Estarreja, em Portugal, o sete nacional disputou vários jogos com equipas locais, com o objetivo de elevar os níveis competitivos. Nos cinco desafios realizados, os pupilos de Filipe Cruz somaram uma vitória, dois empates e duas derrotas.
A competição, que decorre de 21 a 31 de Janeiro, em Kigali, capital do Ruanda, reserva ainda os seguintes jogos para esta quarta-feira:
09h30 – Guiné vs. Quénia
11h30 – Egipto vs. Gabão (Grupo B)
12h00 – Argélia vs. Nigéria
13h30 – Marrocos vs. Benim
14h00 – Tunísia vs. Camarões
15h30 – Cabo Verde vs. Congo
19h00 – Ruanda vs. Zâmbia
Refira-se que a competição apura cinco seleções para o Campeonato do Mundo masculino de 2027, a realizar-se na Alemanha.

