• Lost Password?
  • Lost Password?

Presidente Nigeriano Tinubu Mobiliza o Exército após o Massacre no Estado de Kwara.

O presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, determinou o envio de tropas do Exército para o centro-oeste do país após um ataque que deixou pelo menos 162 mortos na última terça-feira, no estado de Kwara. O chefe de Estado atribuiu a autoria do massacre ao grupo jihadista Boko Haram.

De acordo com Babaomo Ayodeji, secretário da delegação local da Cruz Vermelha nigeriana, o número de vítimas continua a aumentar à medida que as equipas de resgate prosseguem as buscas por corpos. “Os dados mais recentes apontam para 162 mortos”, afirmou.Este é considerado um dos episódios mais violentos registados no país nos últimos meses.

Em reação ao ataque, o presidente Tinubu ordenou o destacamento imediato de um batalhão do Exército para o distrito de Kaiama, também no estado de Kwara. Num comunicado divulgado na noite de quarta-feira, a presidência classificou o ataque como “covarde e brutal”, sublinhando que civis indefesos foram mortos durante a noite.

Por sua vez, o governador de Kwara, Abdul Rahman Abdul Razaq, apresentou um balanço diferente, referindo que pelo menos 75 pessoas perderam a vida.

Segundo o governador, a comunidade de Woro teria sido alvo do ataque por se recusar a aderir a uma doutrina islâmica de caráter extremista.

Na manhã de quarta-feira, Sa’idu Baba Ahmed, membro da assembleia local, declarou à AFP que os atacantes incendiaram estabelecimentos comerciais e o palácio tradicional da aldeia. O paradeiro do rei local continua desconhecido. A polícia confirmou a ocorrência do ataque, mas ainda não divulgou números oficiais sobre as vítimas.

O estado de Kwara tem sido afectado por ações violentas de grupos armados, responsáveis por ataques a aldeias, sequestros e intimidação constante da população local.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário